O Dia da Criança tem como objetivo celebrar os direitos das crianças e adolescentes e conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários.
Foi criado em 1920 no Brasil, pela iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho e oficializado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes.
Mas só ganhou relevância entre 1955 e 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson, lançaram a Semana do Bebê Robusto. A partir daí começou a ser comemorado no dia 12 de outubro.
A data passou a ser comemorada no resto do mundo a partir de 20 de novembro de 1959, quando a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Para o comércio, a data traz uma expectativa positiva visto que a previsão é que a vendas aumentem de 3% a 5% este ano.
Itens como brinquedos e roupas se destacam e merecem uma atenção especial neste período.
As Dicas
Assim, destacamos algumas ações que podem ajudar:
- Cores: para a vitrine e na decoração da loja, com tons fortes e alegres para atrair o público.
- Exposição: exponha os principais itens relacionados com a data
- Atenda com atenção, sorriso, nada é mais cativante.
- Decore com objetos relacionados ao tema (brinquedos, heróis do momento etc)
- Separe ambientes para meninos e meninas. Um ambiente personalizado ajuda na escolha do produto.
- Troca de presentes: seja extremamente receptivo nos pedidos de troca de presentes. Isso vai te garantir vendas futuras
- Faixa Etária: tenha clareza no tipo de produto para cada faixa etária, sugerindo produtos adequados.
- Treinamento: funcionários bem treinados são mais atenciosos e vendem mais.
- Horário Estendido: talvez seja interessante aumentar o tempo de atendimento em sua loja. Os atrasados agradecem.
Mas lembre-se, a decisão de compra é dos pais, apesar de influenciada pelos filhos.
A atenção à família deve ser total. Crie uma experiência única no seu estabelecimento e com certeza suas vendas aumentarão!