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Novo score da Boa Vista ajuda instituições financeiras na fidelização de consumidores

Este post foi postado originalmente no site de notícias da Equifax Boa Vista.

Boa Vista, uma companhia Equifax, desenvolveu um novo score capaz de ajudar empresas que concedem crédito na fidelização de seus clientes. O objetivo do score é auxiliar as instituições financeiras identificando consumidores mais propensos à concentração de gastos em uma única instituição, o que diminui o risco de perda de oportunidades para outras empresas concorrentes.

O score desenvolvido pela Boa Vista utiliza análises do comportamento financeiro do consumidor para calcular a probabilidade de um consumidor consolidar todas as suas linhas de crédito em uma instituição específica. É levada em consideração uma variedade de fatores como histórico de crédito, comportamento de pagamento, entre outros.

“Com a informação de quem são esses consumidores, as empresas podem oferecer benefícios e incentivos especiais, taxas de juros mais favoráveis, programas de recompensas exclusivos ou até mesmo serviços personalizados, além de direcionar suas estratégias de marketing e comunicação, segmentando seus esforços para conquistar resultados em ações cada vez mais assertivas”, explica Marcos Coque, Diretor de Analytics da Boa Vista.

Consumidor toma crédito em várias instituições

Um levantamento feito pela Boa Vista evidencia a importância da fidelização de clientes no setor de concessão de crédito. Segundo dados levantados pela área de analytics da empresa, desde janeiro de 2020 a maior parte das concessões (38,34%) são para consumidores com pelo menos outras duas linhas de crédito ativas; esse número vem aumentando gradualmente, chegando em 40,77% em julho de 2023.

Apesar desse cenário, as fintechs têm sido as principais concedentes de crédito para os consumidores que não possuem nenhuma linha de crédito tomada. Em julho, o setor era responsável por cerca de 70% das linhas de crédito concedidas à essa parcela dos consumidores, ainda de acordo com dados levantados pela área de analytics da Boa Vista.

“O movimento observado evidencia a dificuldade que o mercado possui em conceder crédito, sem assumir maiores riscos, a consumidores sem linhas de crédito ativas. Por outro lado, se os riscos são menores quando o consumidor já possui diversas linhas de crédito assumidas e um histórico de informações que permitem às instituições o conhecerem melhor, o desafio da concessão passa a ser captar todo o potencial de gastos desse consumidor para si. Em ambos os casos, o novo score da Boa Vista pode ajudar o mercado a identificar quem são esses consumidores e fidelizá-los com maior assertividade”, comenta Marcos Coque. 

Distribuição do saldo entre vários cartões de crédito

Outro levantamento realizado pela área de analytics da Boa Vista revelou informações sobre como os consumidores distribuem seu saldo entre vários cartões de crédito. Em janeiro de 2020, 75,32% do saldo total dos consumidores se concentrava no cartão considerado o primeiro em ordem de importância para os consumidores. Enquanto isso, 19,07% do saldo ficava em um segundo cartão, e os 5,6% restantes ficavam em um terceiro cartão. 

No entanto, com decorrer do tempo, revela-se um aumento progressivo do saldo nos cartões considerados secundários e terciários, indicando uma queda no uso dos cartões considerados primários pelos consumidores. Na visão do Diretor de Analytics da empresa, essa tendência aponta para a necessidade das instituições financeiras adotarem estratégias eficazes de fidelização para evitar a perda de oportunidades ao longo do tempo.

Marco Coque ainda ressalta a importância de entender as mudanças no mercado e adaptar-se a elas. “Os dados revelam uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. À medida que muitos consumidores buscam linhas de crédito em múltiplas instituições e distribuem seus saldos entre vários cartões, as empresas precisam estar preparadas para atender a essa demanda e oferecer soluções atraentes que os mantenham fiéis.

Acreditamos que as empresas que utilizarem estratégias eficazes de fidelização, com base em insights fornecidos pelo nosso score, estarão bem encaminhadas para conquistar uma vantagem competitiva e fortalecer seus relacionamentos com os clientes”, finaliza o diretor.

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