Nesta quarta feira, 27/05, o governo de São Paulo anunciou que estenderá até o dia 15 de junho a quarentena no estado como medida de combate ao coronavírus.
Mas, a partir da próxima segunda-feira, dia 01/06, haverá uma flexibilização do isolamento social, com a retomada gradativa de atividades econômicas em fases escalonadas.
Esta nova fase recebeu o nome de “Retomada Consciente” e, apesar de anunciar a reabertura em algumas áreas, a medida será avaliada diariamente e, dependendo da situação, poderão retomar ações mais restritivas.
As Fases
Este protocolo de retomada das atividades econômicas dividiu o estado em cinco fases e enquadrou as regiões conforme os parâmetros de saúde.
Cada fase autoriza o funcionamento de determinadas atividades, ou seja, a forma como o setor econômico poderá abrir varia de normal ou com restrições.
Foram priorizados os setores que empregam mais e com menos risco de transmissão da covid-19.
As Regiões
Baseado nos dados o estado foi mapeado e dividido em regiões, com definição de cada fase de retomada de atividade.
A região do Alto Tietê, que inclui Poá (que registrou ontem mais um óbito de COVID-19) está enquadrada na Grande São Paulo e, portanto, segue na fase 1 de alerta vermelho, com permissão para abertura apenas da construção civil e serviços essenciais.
Entretanto, as fases de reabertura serão reavaliadas a cada 14 dias e a cidade pode avançar para fases com mais liberações ou restrições, dependendo dos índices de contaminação.
A prefeitura deverá apresentar fundamentação científica para aberturas maiores, mas a prerrogativa do relaxamento cabe ao governo do estado.
A situação dos transportes e da educação será definida futuramente.
Baixe a apresentação clicando aqui.